quarta-feira, janeiro 18, 2006

Abaixo ao egoísmo!!!!!!!!!!

Existem formas e formas de ajudar e amar ao próximo e não vou discorrer sobre isso. Hoje quero chamar a atenção para uma forma de salvar vidas que nem 1 % da população sequer se preocupa, a DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA.

Veja bem, não é MEDULA ESPINHAL, é MEDULA ÓSSEA. As pessoas têm medo de ficar paraplégicas por que vão ter que doar a medula...que bobagem, é outra medula. Sabe o tutano do boi? É isso, é a medula que passa dentro de nossos ossos e que carrega a salvação de milhares de pessoas que sofrem com doenças como a Leucemia.

Me tornei doadora há dois anos e minha maior frustração é que ninguém precisa da minha medula. PENSE BEM, você pode salvar a vida de uma pessoa ainda em vida. A doação de órgãos é uma opção linda e deve ser aplicada, mas a de medula óssea é imprescindível. Se todo mundo doasse, a chance de muitos doentes terminais voltarem à vida cresce enormemente.

A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM CEM MIL!

Veja o que o site do INCA fala:

"Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar Medula Óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias.
• Por isso, são organizados Registros de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.
• Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. "

Caso queria se tornar doador, é muito simples. Vá a algum posto de sangue como o Pró Sangue aqui em São Paulo (http://www.prosangue.com.br/), lá eles tirarão um pouco de sangue para o armazenamento e você preencherá uma ficha.
Seu sangue passará por um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante e o resultado será cadastrado no computador.

"Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada.
Se você for compatível com o paciente, outros exames de sangue serão necessários.
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir quanto à doação.
Seu atual estado de saúde será então avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias, após a doação, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Importante: um doador de medula óssea deve manter seu cadastro atualizado sempre que possível. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME.

O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue. "

PELO MENOS PARE PARA PENSAR....