domingo, dezembro 18, 2005

E se não existisse espelho???

Adoro me olhar no espelho. Sou uma mulher vaidosa e passar pelo espelho para dar aquela última checada faz parte do meu dia a dia.
MAS E SE NÃO EXISTISSEM ESPELHOS?
Jamais veríamos como estamos, como ficamos com o tempo. Bom, teríamos que acabar com qualquer reflexo para isso ser possível, mas seria fabuloso. Saberíamos de nós mesmos pelos olhos dos outros e talvez fôssemos mais verdadeiros em nossas identidades sem ter que ceder à vaidade que consome boa parte da nossa real natureza.
Algumas mulheres se fantasiam por completo antes de sair de casa. Não é o meu caso. Mas já passei por uma cena engraçada quando depois de muito tempo em que sequei meu cabelo todo dia e chegava ao trabalho com ele liso, um belo dia não sequei e as pessoas não acreditaram que meu cabelo não era liso por completo.Não quero ser fútil neste exemplo.
Criei uma imagem que não é naturalmente minha, então eu não era eu mesma por inteiro.
Bem, se formos por esse tipo de pensamento deveríamos andar nus nas ruas e há que goste desta idéia, mas não é o ponto deste questionamento.
Como seria a vida sem podermos nos ver de fora? Os parâmetros mudariam? Seríamos reféns do olhar do outro ou deixaríamos frivolidades de lado?