domingo, dezembro 18, 2005

Somos animais treinados

Outro dia estava reparando como nossos cachorros ou animais de estimação respondem aos nossos comandos.
Eles não falam a nossa língua, mas entendem uma bronca, um carinho, uma chamada de atenção. Até aí isso é um conhecimento universal, um estímulo que sempre traz a mesma consequência cria um hábito e uma regra. Vc bate palma e seu cachorro abana o rabo, vc faz cara de bravo, pega o jornal ou fala muito alto com ele, ele sabe que está tomando bronca.
Mas esse treinamento não se restringe aos animais mais atrasados na escala evolutiva (considerando que somos mais evoluídos...discutível). Somos treinados da mesma forma e não falo da cara de nossas mães quando estão descontentes conosco, mas de coisas muitos mais simples como uma música que funciona como túnel do tempo. Nos remete à outros tempos, nos faz lembrar de sensações físicas... Somos animais treinados à ter uma rotina mínima que nos dá um pouco de segurança, nem que seja a rotina do café da manhã, mas algo que mude completamente nossas manias causa desconforto. É como levar o cachorro no veterinário, sai fora da rotina e ele fica bem chateado.
Somos todos inseridos na sociedade após anos de treinamento. Treinamos a melhor forma de comer, de andar, de nos vestir para o meio em que vivemos. Treinamos a melhor forma de nos portar em cada ambiente e ainda perdemos o tempo treinando como deveremos agir nas diferentes fases da nossas vida.
Eu queria quebrar pelo menos um desses treinamentos e ver se consigo me divertir de verdade fazendo um castelo de areia na praia, ou assistindo He-Man e She-Ha e ainda me extasiar com suas tramas.
Ahhh, não há conclusão para este "post", apenas uma constação.