domingo, dezembro 18, 2005

O que dirão de mim?

Quando sentamos numa conversa de família ou mesmo entre amigos e o assunto é outra pessoa...vale um momento de reflexão!!!
Vc já reparou como todos temos imagens pré-concebidas de todas as pessoas que convivemos? Uma pessoa fala uma coisa, mas é desacreditada pelos amigos porque ela tem fama de ser exagerada. Outra perde a atenção dos familiares por ser muito melodramática.
Um belo dia, no meio de um papo desses e aproveitando minha fase heremita, como um padre no confessionário (só ouve, não fala...), comecei a pensar sobre como eu era vista pelos que me rodeiam.
Claro que cada círculo ou pessoa tem um nível de conhecimento da minha personalidade ou passou pela minha vida em momentos diferentes, mas a pergunta continua:
Como sou lembrada? Como sou ouvida? Como sou creditada?
Será que só me acho boa conselheira? Serei vista de outra forma, com palavras de descrédito de minha opinião? Será que ainda carregam marcas de atitudes de minha adolescência ou as pessoas conseguem atualizar minha imagem em seus corações?
Permitem, aceitam, que as pessoas mudam? Que as pessoas crescem? Que as pessoas evoluem?
Pra mim, quem não muda, não cresce, automaticamente para na escala evolutiva. Ninguém nasceu sabendo e nem vai morrer sabendo tudo.
Aceitar nossos erros e nos olharmos como objetos de estudo pode ser muito interessante. Precisamos nos conhecer de verdade para conhecer os outros... eu acho.
Mas estou saindo do ponto inicial.
Pense com humildade, de verdade, como as pessoas te vêem?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Marina,

Já me peguei pensando a este respeito, em diversas oportunidades. Às vezes pode ser muito cruel examinar, fria e diretamente, o que somos de verdade.

Por outro lado: onde é que mora a verdade? Será que nossa verdadeira imagem está conosco, mesmo quando somos condescendentes com nossos próprios erros e excessivamente orgulhosos de pretensas virtudes? Ou será que está nos olhos, ouvidos e pensamentos dos outros, mesmo quando estes nos vêem e analisam baseados em seus próprios filtros educacionais, de preconceitos e de opiniões ligeiras ou até baseadas em maledicências?

Onde estará e o que é a verdade?

Acho que, como em quase tudo na vida, a verdade está mais próxima do que chamo de "o caminho do meio". O "caminho do meio" para mim é aquele que nos permite analisar a nós mesmos com base em uma auto-imagem que vamos formando ao longo da vida e, ao mesmo tempo, levar em consideração as opiniões daqueles que respeitamos e, daí, tirar as conclusões possíveis a cada momento da vida.

O "caminho do meio" nos permite, mesmo nas alegrias ou tristezas mais intensas, ponderar nosso momento e encontrar qual caminho percorrer. É, a meu ver, aquele em que procuramos a felicidade e, ao mesmo tempo, aproveitamos a viagem.

O "caminho do meio", conciliador, no confronto entre a virtude e o vício, nos permite que sejamos apenas humanos.

Abraços,

Adriano Garcia

11:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home