terça-feira, abril 22, 2008

A INFIEL

Uma leitura de alta qualidade para ambos os sexos. Este é o livro da somali Ayann Hirsi Ali (Magan), “INFIEL”, que conta com riquíssimos detalhes toda a sua arrepiante história de vida.

Nascida na Somália, ela passou pela clitorectomia (a mutilação vaginal), mudou-se para a Etiópia, fugiu para a Holanda, acabou virando deputada e após ser jurada de morte por radicais, mora hoje nos Estados Unidos e foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes no mundo.

Li boa parte deste livro durante minha recente viagem pelo Egito e confesso que a paisagem ao meu redor, cheia de mulheres cobertas por panos, chamados para a prece cinco vezes ao dia nos alto falantes das cidades e o próprio comportamento masculino em um país islâmico, deixou a leitura do livro mais real ainda.

Ayaan é uma mulher brilhante. Daquelas que sonhamos ser um dia. Quando tem alguma dúvida, tem mais sede ainda de descobrir a resposta e vai até o último suspiro para conseguir chegar onde quer.

Depois de ler títulos como “O livreiro de Cabul” e tantas outras obras sobre o oriente médio e o islã, que agora tomam conta das prateleiras das livrarias, finalmente consegui acreditar e entender o que se passa nessa cultura tão distante da nossa.

É claro que esta é a experiência de uma pessoa. Tantas outras ao redor de Ayaan não tiveram o mesmo caminho, as mesmas dúvidas e muito menos tentaram encontrar uma verdade mais lógica. Mesmo assim, enxergando o islã pelos olhos de alguém que já usou a burca, já rezou cinco vezes por dia, já se submeteu às leis mais severas desta religião, e virou atéia, tudo ficou mais claro.

Olhava ao meu redor nas ruas do Cairo, da pequena cidade de Aswan, e de certa forma, na minha recém diminuída ignorância, entendi aquelas mulheres.

Para os homens, um aviso. Não é um livro feminista como podem achar. É um livro sobre a escolha de caminhos, a liberdade de expressão, a descoberta de um indivíduo independente.

A autora é tão “sábia” com relação à sua própria história que não me contive e grifei centenas de páginas do livro. Cada citação merece ser guardada, e cada atrocidade, eternamente lembrada para que lutemos pelo fim delas.

Invista no seu próprio crescimento pessoal. Abra a sua mente e leia este livro.
Vale mais do que a pena, vale uma vida.

Etiquetas: , , , , ,

2 Comments:

Blogger tiago toricelli said...

Concordo com tudo !!!

5:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Uma ótima dica. Já tinha ouvido falar desse livro e agora me deu mais vontade ainda de ler.

E chega de Isabella...Vamos deixá-la quietinha no canto dela enquanto vamos fazendo a nossa parte, de IMPRENSA imparcial...

5:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home