domingo, novembro 05, 2006

Quem muito quer saber...

Pessoas terapeutizadas...

Já ouvi e concordei muitas vezes que "quanto mais se sabe, mais difícil fica a vida", ou "feliz é aquele que sabe pouco porque tem menos a se preocupar".

Talvez uma porção de mediocridade seja bom para a alma. Um pouco de egoísmo, uma pitada de cegueira.

Tudo isso porque ando em batalha interna, típica dessas pessoas terapeutizadas. A gente parece que pega uma mania incontrolável de se entender e entender os outros. Achar explicações para tudo e quando muito, ainda damos desculpa para as ações dos outros.
Meu marido me chamou a atenção sobre isso.
Eu escrevi um texto falando sobre alguns momentos da minha adolescência e descrevi o vilão como pobre coitado. Dei todas as desculpas possíveis para ele ter feito o que fez.

Nos tribunais essas desculpas são bem vindas... o cara estuprou um menino porque sofreu abuso quando criança... não tinha o que comer...não teve família...não desenvolveu o cérebro.
Bom, mas isso vai além do que quero discutir.

O que venho reparando é a minha inquietação para tentar entender onde ando acertando e onde "acho" que ando errando.
SERÁ QUE ISSO É TÃO BOM ASSIM?
Não tenho tanta certeza.

Claro, vamos sempre nos "escaneando" para tentar melhorar sempre que possível, mas ao mesmo tempo acabo caindo numa auto cobrança que não tem fundamento.
Essa exigência por controle, cuidado, maturidade, experiência... tem horas que não temos que saber como lidar com tudo... mas eu me torturo por isso.
E muitas vezes nada está errado, nem indo mal, mas eu me preocupo.

Talvez se tirasse férias e sumisse do mundo... só nós dois... eu e Vitara Verde...
Talvez eu relaxasse mais, vivesse mais.

Mas tenho que tomar cuidado enquanto isso não acontece. Tomar cuidado para não entrar em paranóias sem explicação sobre a minha real competência

Afinal, não somos perfeitos... droga...rs