quinta-feira, novembro 02, 2006

Será tarde demais?

A situação com a Coréia do Norte é um assunto que eu já chamei a atenção há mais de 3 anos.
Não sou um gênio, é apenas algo que estava lá para ser visto por quem quisesse olhar.
Irã, Paquistão e Coréia do Norte.

Se olharmos para a história poderemos ver que todos os impérios acabaram ao expandir além dos seus poderes reais e que os sistemas de troca, mercado, também tiveram que mudar com o tempo.

Hoje a situação parece não ter mais retorno.
Quanto mais euestudo, quanto mais penso, quanto mais assisto, menos acredito na paz.
Existem muitos com pouco e muitos mais sem nada, não pode haver paz dessa forma.

Colocar sanções econômicas na Coréia do Norte só vai piorar a situação da população que já é mal alimentada. Essas sanções nunca chegam nas casas milionárias e muito menos nos ditadores.
E ainda assim essa é a primeira opção depois que se passa pela diplomacia.

Os erros são repetidos, as razões são repetidas e as causas também são as mesmas.
Me cansa só de escrever algo que é tão sabido e tão deixado de lado.

Essa política em que vivemos, nós, capitalistas, classe média... blábláblá, todos esses rótulos que temos ao usar nossos jeans e tomar nossas Coca-Colas...essa política não é benéfica para boa parte do mundo.

Mas há também o outro lado. As outras partes do mundo não estão interessadas na gente, é a bendita da imposição de valores e crenças que causa essa guerra. Essa mania Jesuíta de ser.

Olha... eu sou contra machismo, contra violência, contra escravidão, contra genocídio e contra viver no estilo dos milênios passados, mas não vejo outra saída para alguns dos problemas de invasões culturais em países tão culturalmente fechados que não a retirada rápida.

Nos rendemos, vamos viver nossas vidas e ajudar nossos irmãos. Vamos enviar remédios, vamos exportar bondade, mas não interferir nos mercados nem nas culturas.

Ahhh esse texto ficará muito grande, eu estou ficando prolixa e meus pensamentos se perdem em uma raiva que só vai consumir a mim mesma.
Talvez seja melhor eu para por aqui. Por hoje...