sexta-feira, novembro 17, 2006

CHEFE! Um papel perigoso

Quando somos apenas empregados e não temos subordinados diretos, falar mal do chefe é praticamente obrigatório. O assunto do café e da cerveja sempre inclui uma passada pelo MALA dos MALAS. É claro que sempre temos um ou outro santo na chefia, mas não sendo via de regra...

Bom, agora, além de madrasta (que também é um cargo tido como específico para bruxas...), SOU CHEFE.

O que isso altera na minha vida?
MUITA COISA!
Eu não sou daquelas pessoas que fazem o seu e o outro que se f...
Muito menos uma pessoa que quer guardar sua "suposta" inteligência e experiência profissional para si mesma.
Não, não, não.
Eu gosto de ensinar, sempre quis ser professora.
Gosto de entender os meus assistentes como seres humanos e tenho séria preocupação com o bem estar deles.
Eu sempre quis ser tratada assim, como uma pessoa que tem vida própria, que faz do trabalho uma função como tantas outras.
Quero poder dar feriados para que tenham o que eu raramente tive.
Quero mostrar que têm uma amiga além de uma chefe.
Pelo visto eu quero mesmo é ser demitida por justa causa....
Isso está tudo errado. Ninguém enxerga isso não...
Parece que não faço mais do que minha obrigação. Mas no momento em que eu tenho que me sacrificar para que eles possam se afastar e descansar... aí fica injusto.
O problema real é que as pessoas não têm limite. Não se preocupam em entender o ambiente ao seu redor e querem mais é garantir o seu.
Eu tenho que ouvir que as pessoas não PODEM trabalhar porque têm uma viagem marcada. "SORRY chefa". Meu amigo... se eu falasse isso em alguns locais que trabalhei ouviria um "TCHAU, FOI UM PRAZER" logo em seguida.
Falta o comprometimento. Falta o sentimento de responsabilidade. Falta a vontade de investir no seu caminho profissional.
Mal sabem eles que eu me preocupo, que quero poder ajudá-los no caminho para que sigam da melhor forma que eu, na minha minúscula experiência, possa contribuir. Por mim todos eles ganhavam aumento de salário (que, vamos combinar, são vergonhosos, quase miseráveis...).
Mas não... me olham com o ar de crápula. (exagero meu neste caso)
E seu eu sou tranquila umas horas, em outras eu vou soltar os cachorros porque no fim, eles são profissionais e precisam aprender a se virar, a responder pelos seus erros, a ter iniciativa de decisão...
Nestes caso o tempo é o melhor amigo, mas queria eu também poder ser.
A vida não precisa ser pesada, o trabalho não precisa ser um fardo.
Mas para que meus ideais se cumpram é necessário elevar nossos pensamentos para além do próprio umbigo e pensar no bem maior. Seja o projeto, seja a equipe, seja a bendita Paz Mundial.
Ser chefe é um porre.
Você sofre demais...
Você sabe demais... sabe até do futuro do outro.
E ainda por cima tem que responder a outro chefe. Só que agora você entende coisas que não entendia antes.
DIFÍCIL!!!!