sábado, fevereiro 11, 2006

Memórias de uma Gueixa


Memoirs of a Geisha Posted by Picasa

O filme "Memórias de uma Gueixa" finalmente chegou às telas de cinema. Sentado à minha frente estava ninguém menos do que Rubens Evald Filho. Percebi que ele já tecia comentários durante o próprio filme e que no final, assim como eu, ficou na sala até o término dos créditos.

O filme é belo! Pelo menos para mim, que sempre me interessei pela cultura chinesa. Durante as duas horas e meia do filme, senti uma série de emoções que se misturavam entre revolta com o tratamento humano e respeito pela dedicação daquelas mulheres.

Existe a crueldade, existe a prisão, a inveja, o preconceito...mas também existe a luta, o amor, a dedicação a um propósito...

Durante boa parte do filme você é inserido no contexto de uma cultura tão antiga e em uma forma lenta de movimentos, frases, toques... Aí entram os americanos e nessa hora, me senti violentada. Uma cultura frívola, imediatista, mundana e desrespeitosa.
As culturas são tão opostas que chega a incomodar a tentativa de anexação.

Deve ser assim que povos islâmicos, muçulmanos, orientais e tantos outros, onde as regras e os costumes funcionam de forma tão regulamentada, vêem a nossa cultura ocidental. Tentar impor o que funciona para nós é violentar toda a estrutura social,política e familiar. Não quero dizer que um é melhor que o outro e muito menos, que os abusos, as intolerâncias e as atrocidades devam ser tolerados. Quero apenas apontar o mal que me fez sentir tão rapidamente a inserção de uma cultura, na outra.

Não há respeito pelos costumes do outro e isso é uma violência silenciosa.

Enfim, estou divagando por causa de uma cena ou duas.

Mas fica aqui a indicação desta beldade de filme que nos transporta para um mundo que hoje nem mais existe, mas que até então era um segredo a ser revelado.